quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Meio ambiente: uma questão de cidadania.

por Júlia Brito

O mundo tem acompanhado, desde o dia 7 de dezembro, a conferência de Copenhague, na Dinamarca, em que o meio ambiente é pauta de discussão. Os temas em debate, a priori, têm propósito nas mudanças climáticas aferidas pelo planeta, desde a revolução industrial. Impõe, destarte, a redução da emissão de gases, não somente o CO2, responsáveis pelo efeito estufa. Esta conferência, das Nações, que reúne dezenas países, irá substituir o protocolo de Kyoto, vigente desde 2005.

Falar do meio ambiente, é uma preocupação crescente, ao longo dos anos, mas tomou destaque, principalmente, a partir da promulgação da Constituição Federal vigente, em 1988. Desta forma, a CF/88, abordou, ineditamente, o assunto Meio Ambiente em seu dispositivo quando enunciou:

Art. 225 - Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.

O meio ambiente é um direito não só individual, mas de todos, e, por assim ser, é uma questão de exercício de cidadania. Temos direito de usufruir um meio ambiente ecologicamente equilibrado, mas para termos este direito, é imperioso que a sociedade, coletividade, faça o seu papel de proteção, preservação e reparação, para propiciar o uso e gozo, coletivo e individual, até as gerações futuras.

Com isso, torna-se imprescindível a abordagem deste tema na nossa ONG, que tem como proposta o resgate da cidadania de jovens, adolescentes e pais. Inserir uma consciência ambiental é pressuposto para termos de fato mudanças positivas no nosso ambiente.

A foto abaixo é um exemplo de uma de nossas ações, desenvolvidas em sala de aula...

(Turma do AD confeccionou um cartaz mostrando a degradação ambiental e as suas conseqüências.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário