sábado, 28 de novembro de 2009

Zine-se!

por Karina Oyama Siqueira
Turminha do CR mostrando seus fanzines!

Fanzine, é uma palavra que pode ser desconhecida para alguns, mas que é um excelente instrumento pedagógico.
Esclarecendo: fanzine é uma pubilicação independente produzida, editada, copiada e distribuida ou vendida pelo seu próprio autor ou autores. A palavra vem da abreviação de fanatic magazine, ou seja, era uma revista feita por fãs para trocarem figurinhas sobre seus ídolos. Com o tempo os assuntos foram se ampliando e hoje em dia existem fanzines dos mais diversos assuntos, tipos e modelos.
Seu uso como instrumento pedagógico é bem simples e é parecido com o passo a passo de se montar um jornalzinho. A diferença é que o fanzine não precisa de regras ou de digitação. E é legal porque quase tudo é feito pelos alunos. São necessários dois momentos distintos para uma oficina de fanzine: a primeira parte, onde é produzido o fanzine e a segunda onde ele é montado e distribuido.
O primeiro passo é definir o tema que que será abordado e o nome que o fanzine terá. Depois, cada um, de forma espontânea, com colagens, desenhos, textos ou uma mistura de tudo faz a sua página (cujo tamanho será definido de acordo com o tamanho do fanzine final). O importante é deixar a imaginação correr solta. Depois de tudo feito é hora do educador colocar a mão na massa. As páginas são colocadas estratégicamente para formar o fanzine. Isso pode ser feito colando as páginas feitas pelos alunos em páginas em branco já com o formato final do fanzine, ou então, pode-se scannear as obras e montar tudo no Corel Draw ou no Photoshop.
Com o original em mãos é só ir até a xerox mais próxima e fa
zer quantas cópias quiser.
No encontro seguinte as cópias são montadas e grampeadas
junto com os alunos. E aí chega a parte mais bacana: distribuir a obra que eles fizeram - você consegue sentir neles o orgulho ser o autor de alguma coisa, que pode parecer pequena, mas também pode ser a semente de um novo escritor, blogueiro ou por que não, fanzineiro!

Olha aqui algumas páginas do fanzine da Turminha CR (turma de crianças, de 9 a 11 anos, da ONG 2A):


Achou muito complicado? Aqui tem algumas dicas de fanzines mais simples e também de outras atividades para crianças dessa faixa etária.
Quer conhecer meus fanzines? São dois: Kakarekos (que agora é só virtual) e EntreMundos (que tem a versão de papel e a virtual).

Nenhum comentário:

Postar um comentário