terça-feira, 24 de novembro de 2009

INTERESSE PESSOAL

A Talina falou no texto anterior sobre o crescimento do terceiro setor e a importância do voluntário nesta área. Fez ainda um convite : “CONHEÇA O 2A!”

Imaginei, então que alguns leitores ficaram curiosos, perguntando como ser voluntário, como é participar do 2A e o que fazer para ser voluntário dessa ONG.

Como educadora da ONG, acredito que é importante, porém, saber o que é ser voluntário, por isso, busquei a definição das Nações Unidas para esse termo, e encontrei o seguinte:

"o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem
estar social, ou outros campos..."

As motivações que fazem com que alguém se torne voluntário são diversas: crença religiosa, comprometimento social, etc., no entanto, chamo atenção para uma característica que inclusive está na definição das Nações Unidas: interesse pessoal.

A partir disso, eu poderia simplificar dizendo que quando estamos interessados em algo ou em alguém nos dedicamos àquilo ou àquela pessoa. De fato não é difícil comparar o interesse do voluntário ao de alguém que tem interesse por outra pessoa.

Senão, vejamos:

É de total interesse de quem ama cuidar do ser-amado.
É de total interesse do voluntário cuidar da ONG da qual faz parte.

É de total interesse de quem ama pensar em atividades a dois,planejar o futuro.
É de total interesse do voluntário pensar e planejar atividades da ONG.

É de total interesse de quem ama comparecer aos encontros e, caso não seja possível se fazer presente, avisar com antecedência.
É de total interesse do voluntário ir aos encontros da ONG, e, caso não seja possível, avisar previamente.

É de total interesse de quem ama pensar em como contribuir para o bem-estar e crescimento do ser-amado.
É de total interesse do voluntário usar a criatividade pra preparar atividades prazerosas e pensar no crescimento da ONG.

Mas dedicar-se a alguém ou a algo implica deixar-se de lado por um momento em detrimento do outro. Trocando em miúdos e trazendo ao trabalho voluntário no 2 A, onde as atividades acontecem aos sábados, a cada quinze dias, é deixar de ir à praia no sábado, por exemplo, para ir à atividade da ONG; é, às vezes, abrir mão de viajar num "feriadão" para ir a ONG, etc.
Não estou afirmando, contudo, que os voluntários do 2 A são “seres anti-sociais”...de jeito nenhum! Além de sairmos juntos pra tratar de assuntos da ONG e “jogar conversa fora” também podemos e temos nossa vida social, pois dispomos de um calendário, no qual estabelecemos datas de todos os eventos do semestre. Com isso podemos nos programar e conciliar viagens e outros eventos ao longo do semestre.


Caso você tenha se interessado e queira conhcer o 2A, pode entrar em contato através do e-amail: dayane_campelo@yahoo.com.br

Caso queira ler mais sobre voluntariado, aqui está uma indicação de livros:


CORULLÓN, Mónica Beatriz Galiano; FILHO, Barnabé Medeiros . Voluntariado na Empresa Gestão eficiente da participação cidadã. Editora Peirópolis, 2002. 144p.
CORULLÓN, Mónica. Trabalho Voluntário. Publicado pelo Conselho da Comunidade Solidária, 1996.
DAL RIO, Maria Cristina. O Trabalho Voluntário - uma questão contemporânea e um espaço para o aposentado. Editora Senac, 2004.
DOHME, Vania. Voluntariado equipes produtivas - Como liderar ou fazer parte de uma delas. São Paulo: Editora Mackenzie, 2001. 210p.
DOMENEGHETTI, Ana Maria. Gestão do Trabalho Voluntário em Organizações Sem Fins Lucrativos. Editora Esfera, 2001. 184p.
JUNQUEIRA, Luciano A. Prates. Voluntariado e a Gestão das Políticas Sociais. Organizador: Perez, Clotilde. Editora Futura, 2002. 390p.
ROUCO, Juan Jose; RESENDE, Marisa. A Estratégica Lúdica com CD - jogos didáticos para a formação de gestores de voluntariado. Editora Peirópolis, 2003. 135p.




Nenhum comentário:

Postar um comentário