terça-feira, 1 de setembro de 2009

“Declaração do Milênio”

por Sylene Ruiz

“Precisamos mais do que nunca, do engajamento dos voluntários para que o nosso desejo de um mundo melhor para todos se transforme em realidade” – Kofi Annan (Secretário Geral da ONU).


Dando continuidade aos Posts anteriores, por sinal, bem colocados por nossos amigos educando, onde já foi falado de cidadania e voluntariado, vamos declarar os “Objetivos do Milênio”. Sim, para nós que trabalhamos em projetos sociais é importante conhecer a convergência da opinião pública internacional a cerca dos desafios que afligem a sociedade contemporânea.

Em uma matéria publicada no jornal Diário do Nordeste - julho de 2009 (www.projetossociais.org) nos revela que no ano 2000, a ONU – Organização das Nações Unidas, reunida com representantes de quase 200 países, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu objetivos comuns, sintetizados numa declaração chamada “Objetivos do novo Milênio”, que didaticamente tornou-se conhecida e divulgada como “8 jeitos de mudar o Mundo”. Uma espécie de missão do “mundo para o mundo”, onde algumas prioridades foram colocadas para que nossa sociedade como todo, pudesse ter uns rumos certos e objetivos a serem alcançados no novo milênio.

Essas ações propostas foram colocadas a partir de análises aplicadas a cada território geográfico, padrões culturais, relacionamento político estabelecido, nível de desenvolvimento da sociedade etc. daí dada à universalização dos princípios básicos tornam-se aplicáveis a todos os povos.

Eis as 8 prioridades:

1- ACABAR COM FOME E A MISÉRIA;

2- EDUCAÇÃO BÁSICA DE QUALIDADE PARA TODOS;

3- IGUALDADE ENTRE SEXOS E VALORIZAÇÃO DA MULHER;

4- REDUZIR A MORTALIDADE INFANTIL;

5- MELHORAR A SAÚDE DAS GESTANTES;

6- COMBATER A AIDS, A MALÁRIA E OUTRAS DOENÇAS;

7- QUALIDADE DE VIDA E RESPEITO AO MEIO AMBIENTE;

8- TODO MUNDO TRABALHANDO PELO DESENVOLVIMENTO.

Para maior esclarecimento de cada item segue o link: http://www.objetivosdomilenio.org.br/

Bom gente.., o que me deixa feliz não é, claro, o fato de essas questões existirem, mas sim que nós terráqueos e meros mortais possamos tomar ações voltadas para uma vida mais justa e igualitária. _ Parece até “filosofia barata” ou frases já batidas, mas ainda existe muita gente que acha que os problemas sociais são de responsabilidade somente do governo e escondem-se por trás disso para não poder cumprir o seu papel de cidadão.

Apenas quero atentar para que simples ações que tomamos em nosso dia-a-dia como não desperdiçar comida, água, energia, não jogar lixo nas ruas e dedicar um tempo as pessoas necessitadas possam assim contribuir para um desenvolvimento positivo em nosso meio, afinal, as mudanças acontecem primeiramente dentro de nós em nossas atitudes e ações, e se percebermos, essas ações ainda estão inclusas nas 8 prioridades defendidas.

Façam uma boa leitura!

É isso aí!


Nenhum comentário:

Postar um comentário