terça-feira, 28 de julho de 2009

Oficina de Arte-terapia para pais da ONG 2A

Um relato da experiência, aprendizado e emoções.
por Talina Lóss de OliveiraPsicóloga. Especialista em Administração de RH. Formação em Arte-terapia. Diretora Psicopedagógica da ONG 2 A.

O ASCA – Ampliando Saberes Construindo Amizades é a turma dos pais da ONG 2A em toda sua existência representada por mães. Hoje com mais de três anos de trabalho conseguimos uma turma volumosa, assídua e comprometida com a educação dos filhos, com a busca por novos conhecimentos e por sua valorização pessoal.

ASCA - Ampliando Saberes, Construindo Amizades

E foi identificando nelas a representação deste espaço como d
e valorização pessoal que foi proposta no semestre passado uma oficina de arte-terapia, com o objetivo de canalizar emoções positivas, diluir fatores dificultadores da rotina pessoal, além de proporcionar um espaço de produção e criatividade.

A Arte-terapia tem como proposta terapêutica a expressão artística como intermediadora para chegar às emoções do indivíduo. Podendo ser mediada por dança, teatro, música e artes plásticas esta última foi a nossa escolha como recurso predominante na oficina.


Optamos por enfatizar temas que propusessem o resgate da auto-estima, a valorização de fatores positivos do cotiadiano, a tomada de decisão, o companheirismo e amizade entre o grupo, que na comunidade são vizinhas.

Conduzimos sete encontros e nestes adotamos atividades onde utilizamos alguns recursos das artes plásticas: 1. Pintura acrílica em papel, 2. Pintura acrílica em CD, 3. Desenho com lápis de cor em papel, 4. Scrapbooking (técnica de decoração de álbum de fotografia) em vinil, 5. Colagem de sementes e grãos em papel, 6. Picote de revistas e colagem em papel. Não desprezando a aula de substituição que a colega Dayane ministrou no 7º encontro com a arte de contação de história.

A Turminha Fazendo Scrapbooking


A proposta da oficina de Arte-terapia gerou sentimentos e comportamentos nunca manifestados em semestres anteriores pelas mães. Foi possível obter concentração e empenho na realização das tarefas. Apego e zelo pelos materiais produzidos. Respeito e acolhimento das colegas durante o compartilhar. Desabafos, relatos de bem estar e lágrimas de pesar retrataram a confiança e credibilidade adquiridas. Desafiaram-se a construir e representar o belo e fatores positivos do cotidiano com apreço e esmero. A afetividade também aflorou, dividimos materiais, nos abraçamos ao nos despedirmos, nos confraternizamos durante o lanche e oramos juntas a pedido delas (gesto acolhido embora não há nenhuma tendência religiosa na proposta da ONG 2A).

A música de fundo nos acompanhou durante as atividades, iniciávamos com um relaxamento breve, em algumas tarefas utilizei de visualização criativa, conduzíamos a orientação para realização da tarefa e acompanhávamos com todo suporte técnico (com materiais) e psicológico, presente e atenta sempre! Após conclusão de todos os trabalhos fazíamos o compartilhar facultativo e encerrávamos com um acolhedor abraço coletivo, desejando nos encontrar em nosso próximo encontro. Os filhos menores de algumas mães estavam presentes, buscamos não nos desconcentrarmos. Iniciamos com 18 participantes e apenas 4 não puderam dar continuidade.

Indico a realização desta oficina nos trabalhos comunitários realizados Brasil a fora não esquecendo da segura postura e técnica do profissional na condução e utilização das ferramentas de arte-terapia no nosso caso apoiadas pelos materiais e bibliografias abaixo citadas:
Materiais disponibilizados pela ONG 2A – Acreditando e Aprendendo
Apostilas do CURSO DE FORMAÇÃO EM ARTE-TERAPIA. Elaboradas pela Psicóloga Márcia Melo de Araújo, 2000.
Carvalho, Maria. A ARTE CURA? EdpsyII, 1995.
Pain, Sara. e Jerreau, Gladys. TEORIA E TÉCNICA DA ARTE-TERAPIA. Ed. 2. Artmed, 2001.
Rhyne, Janie. ARTE E GESTALT: PADRÕES QUE CONVERGEM. Ed. Summus, 2000.

Coloco-me a disposição para tirar dúvidas e obterem sugestões de atividades. Um carinhoso abraço a todos que puderam prestigiar a emoção relatada deste artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário